Grupo Recreativo e Cultural Presa Casal do Rato


  • Foto de familia (época 2011/12)

  • Sede do clube - sala dos sócios

  • Torneio anual de futsal

  • Evento com as classes de aeróbica e karaté

  • Academia de futsal


a academia

A Academia é o ponto de partida dos mais novos para uma aventura no desporto através do futsal.

Em 2009, com a construção no bairro Casal do Rato do Pavilhão Municipal Susana Barroso e a sua consequente disponibilização ao clube, ficaram criadas as bases para que se pudesse desenvolver um projecto de formação em futsal fundamentado e de qualidade.

O ensino das técnicas da modalidade é aliado à promoção de competencias sociais humanistas e saudáveis e ao equilibrio emocional, para desenvolver melhores atletas e melhores cidadãos.

mais

os planteis para a época 2019/20

O GRCP Casal do Rato conta com equipas em todos os escalões de formação. Brevemente teremos aqui os nossos atletas e técnicos:

Juniores A - Juniores

 

Juniores B - Juvenis

 

juniores c - Iniciados

 

juniores d - Infantis

 

juniores e - Benjamins

 

torneio anual de futsal do Casal do Rato

O clube organiza anualmente um torneio de inicio de época em futsal para todos os escalões de formação.

É o evento de referência na pré-época da modalidade. Conta com a participação das equipas de primeira linha nacionais e regionais, atraindo muito público para o futsal. De realçar a presença constante dos selecionadores, técnicos e dirigentes nacionais, a crecente presença nos media e o reconhecido do elevado grau de organização e competitividade.

O apoio da Càmara Municipal de Odivelas tem permitido o crescimento qualitativo do torneio, nomeadamente pela possibilidade de o realizar nas últimas épocas no Pavilhão Multiusos de Odivelas, usufruindo duma infraestrutura excepcional para a prática do futsal.

O torneio realiza-se em duas fases nos meses de Setembro e Outubro, que decorrem cada uma de sexta-feira a domingo. A primeira parte põe em competição os escalões de Juniores, Juvenis e Iniciados, a na segunda parte competem os restantes escalões de Infantis, Benjamins e de Traquinas.

Recorde imagens dos torneios anteriores Galeria do Torneio

 


a história do futsal

O futsal, também chamado futebol de salão, foi inventado em Montevideu, a capital do Uruguai, pelo professor de Educação fisica Juan Carlos Ceriani Gravier.

A modalidade nasceu em 1934, da adaptação do futebol para um recinto mais pequeno, onde se defrontam equipas de 5 elementos com a mesma premissa - marcar golos, numa época em que o futebol era um desporto extremamente popular no Uruguai, tendo o país organizado e vencido o 1º Campeonato do Mundo de Futebol em 1930.
Foi inicialmente apelidade de Indoor Football e levado para o Brasil, onde conheceu um enorme desenvolvimento, pela reduzida área de jogo, pela baixo número de jogadores necessários, aliados à simplicidade com que se pode organizar uma partida.
A partir da década de 1990, momento em que a FIFA estabeleceu as regras oficiais do futsal, e tomou a seu cargo a organização e promoção das competições, o futsal teve um extraordinário crescimento do número de praticantes, tornando-se uma das modalidades mais mediáticas.
Chegou a Portugal nos anos 80 do século passado, tendo sido realizados enumeros torneios, largamente participados em equipas e em público entusiasta. Em 1997, a gestão passou para a alçada da Federação Portuguesa de Futebol e viu o seu número de praticantes triplicar em seis anos. O desenvovlimento é tal que em 2000 a selecção masculina consegue um 3º lugar no campeonato do mundo da especialidade.


O futebol de salão continua a existir paralelamente ao futsal, mantendo-se mais ligado às regras originais em que o jogo aéreo era minimizado. O futsal distingue-se pelo uso duma bola mais leve o que potencia uma maior dinamica e versatilidade no jogo.


O futsal é jogado num campo rectangular com 38 a 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura, com uma bola entre 62 e 64 cm de circulo e um peso entre 400 e 440 gramas, por duas equipas de cinco jogadores. O àrbitro dirige os acontecimentos no decurso das duas partes de 20 minutos cronometrados.

Os jogadores são distribuidos pelas posições de guarda-redes, fixo, alas e pivot, movimentando-se segundo organizações tácticas bastante desenvolvidas e procurando introduzir a bola na baliza da equipa adversária que é o objectivo maior deste desporto - o golo.


A habilidade no controlo da bola e a rapidez de execução são os fundamentos desta modalidade, sendo igualmente os ingredientes que a tornam tão espectacular e atraente.