a história do futsal
O futsal, também chamado futebol de salão, foi inventado em Montevideu, a capital do Uruguai, pelo professor de Educação fisica Juan Carlos Ceriani Gravier.
A modalidade nasceu em 1934, da adaptação do futebol para um recinto mais pequeno, onde se defrontam equipas de 5 elementos com a mesma premissa - marcar golos, numa época em que o futebol era um desporto extremamente popular no Uruguai, tendo o país organizado e vencido o 1º Campeonato do Mundo de Futebol em 1930.
Foi inicialmente apelidade de Indoor Football e levado para o Brasil, onde conheceu um enorme desenvolvimento, pela reduzida área de jogo, pela baixo número de jogadores necessários, aliados à simplicidade com que se pode organizar uma partida.
A partir da década de 1990, momento em que a FIFA estabeleceu as regras oficiais do futsal, e tomou a seu cargo a organização e promoção das competições, o futsal teve um extraordinário crescimento do número de praticantes, tornando-se uma das modalidades mais mediáticas.
Chegou a Portugal nos anos 80 do século passado, tendo sido realizados enumeros torneios, largamente participados em equipas e em público entusiasta. Em 1997, a gestão passou para a alçada da Federação Portuguesa de Futebol e viu o seu número de praticantes triplicar em seis anos. O desenvovlimento é tal que em 2000 a selecção masculina consegue um 3º lugar no campeonato do mundo da especialidade.
O futebol de salão continua a existir paralelamente ao futsal, mantendo-se mais ligado às regras originais em que o jogo aéreo era minimizado. O futsal distingue-se pelo uso duma bola mais leve o que potencia uma maior dinamica e versatilidade no jogo.
O futsal
é jogado num campo rectangular com 38 a 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura, com uma bola entre 62 e 64 cm de circulo e um peso entre 400 e 440 gramas, por duas equipas de cinco jogadores. O àrbitro dirige os acontecimentos no decurso das duas partes de 20 minutos cronometrados.
Os jogadores são distribuidos pelas posições de guarda-redes, fixo, alas e pivot, movimentando-se segundo organizações tácticas bastante desenvolvidas e procurando introduzir a bola na baliza da equipa adversária que é o objectivo maior deste desporto - o golo.
A habilidade no controlo da bola e a rapidez de execução são os fundamentos desta modalidade, sendo igualmente os ingredientes que a tornam tão espectacular e atraente.