Grupo Recreativo e Cultural Presa Casal do Rato


  • Foto de familia (época 2011/12)

  • Sede do clube - sala dos sócios

  • Torneio anual de futsal

  • Evento com as classes de aeróbica e karaté

  • Academia de futsal


a academia

A Academia, fundada em 2009, é o ponto de partida dos mais novos para uma aventura no desporto, nomeadamente no futsal.

Apostada em potenciar o desenvolvimento social, psicomotor e desportivo, a academia envolve cerca de 50 crianças, com idades entre os 4 e os 8 anos, enquadradas por dedicadas equipas técnicas, em dois treinos semanais.

O aperfeiçoamento técnico e táctico é feito de forma descontraída mas rigorosa, envolvido num ambiente pontuado pelos valores do clube e certificado pela FPF com o grau de Centro Básico de Formação de Futsal.

Porque o GRCP Casal do Rato acredita nas vantagens dum estilo de vida saudável, promove o tema junto dos seus atletas, ajudando à sua educação e crescimento sádio.

petizes e traquinas

A academia de futsal do GRCP Casal do Rato forma crianças na sua iniciação á pratica deste desporto, orientando a sua postura pelo fair-play, espirito de grupo e diversão. O apuramento técnico é igualmente um objectivo.

Na classe Petizes encontram-se crianças dos 4 aos 6 anos, passando a partir dos 7 anos a integrar a classe dos Traquinas.

Os atletas são gradualmente preparados para o envolvimento na competição, ainda que duma forma faseada e muito pedagógica. Participam regularmente em torneios regionais onde se potenciam o contacto social são e a prática lúdica do futsal.

O desenvolvimento pessoal e o colectivo são sempre mais importantes que os resultados nas competições, embora sem descurar o esforço e o orgulho da procura pela vitória.

competições da academia

O clube organiza ao longo da época alguns encontros destas classes, proporcionando aos seus atletas o convivio saudável com as equipas convidadas, no sentido de fomentar o seu crescimento social e desportivo.

São ainda frequentes as participações em encontros promovidos por outras colectividades, onde temos diso distinguidos pela qualidade desportiva e especialmente por uma postura de alta correcção.

Nestas idades a competição é o meio que permite aumentar o valor da experiencia colectiva e tornar objectivo o esforço pessoal de cada atleta, secundarizando o resultado classificativo. É nestes momentos desportivos mais intensos que se põem em prática as fórmulas aplicadas ao crescimento das crianças durante o treino e se pode melhor avaliar a sua adequação.


Para mais informações acerca do funcionamento, condições de inscrição ou horários da Academia, contacte-nos p.f. pelo email: academiafutsal@grcpcasaldorato.pt

a academia de futsal do GRCP Casal do Rato

A construção do Pavilhão Municipal Susana Barroso no bairro Casal do Rato, em 2009, veio proporcionar as condições necessárias, para se puder corporizar uma vontade antiga do clube, em extender a sua formação a camadas ainda mais jovens da população.


Desde essa altura que a Academia passou a ser um ponto fulcral na vida do clube. A crença de que os valores que o clube preconiza são positivos e estruturantes para os novos cidadãos fundamentam a importancia de ter atletas desde cedo nas fileiras do G.R.C.P. Casal do Rato.

A Academia de futsal goza dum ambiente saudável e até familiar, promovendo o convivio não só entre os atletas como igualmente entre as suas familias, facilitando o contacto com as estruturas técnica e directiva, de que resulta um grau de envolvimento significativo e proveitoso.

Nas linhas de orientação da Academia de futsal está bem sublinhado o papel dos valores veiculados pelo desporto na definição do caracter, ampliação das competencias e aumento da capacidade fisica das crianças, actuando para a promoção da inclusão social e solidadriedade, para o melhoramento do percurso escolar ou da saúde.

 

O clube reconhece e potencia a actividade desportiva como um fenómeno marcante do ponto de vista social e educativo.

 

A Academia, no ano em que completa o seu 10º aniversário, obteve da Federação Portuguesa de Futebol o grau de Centro Básico de Formação de Futsal, logo no primeiro ano em que o processo de certificação foi instituído.