Grupo Recreativo e Cultural Presa Casal do Rato


  • Foto de familia (época 2011/12)

  • Sede do clube - sala dos sócios

  • Torneio anual de futsal

  • Evento com as classes de aeróbica e karaté

  • Academia de futsal


os estatutos do Grupo Recreativo Cultural Presa Casal do Rato

Dá-se geralmente o nome de "estatutos" ao conjunto de normas, acordado pelos sócios ou fundadores, que regulamenta o funcionamento duma associação nas suas relações com terceiros e entre os seus próprios elementos.

O Grupo Recreativo Cultural Presa Casal do Rato foi fundado em 04 de Setembro de 1970, para fomentar iniciativas culturais, recreativas e desportivas nos bairros Presa e Casal do Rato.

Conheça os actuais estatutos que norteiam a vida do clube.

mais

os orgãos de gestão

Os orgãos de gestão do clube são, de acordo com o Artº 15º dos seus Estatutos, a mesa da a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e a Direcção.

A Mesa da Assembleia Geral representa o conjunto dos sócios e é o orgão maior do clube. O Conselho Fiscal é responsável pelo acompanhamento da gestão. A Direcção tem a responsabilidade da administração diária do clube, garantindo a sustentabilidade e robustez das atividades, orientada pelos valores e missão e visão instituídos.

Há ainda um Conselho de Disciplina, composto pelos presidentes dos três outros órgãos.

Mais

as instalações

O clube está sediado nas antigas instalações escolares situadas na Rua Vale de Santo António, no bairro do Casal do Rato, pertencente á freguesia da Pontinha, no concelho de Odivelas. Trata-se dum edificio pre-fabricado na onde para além do gabinete da direcção, existe uma sala de sócios, sala de jogos, ginásio com balneários e bar com esplanada.

O clube usufrui do pavilhão municipal Susana Barroso, situado também no Casal do Rato, onde está baseada toda a sua actividade da modalidade futsal. Conta com um campo com piso de parquet, balneários para atletas e árbitros, arrecadação e 200 lugares sentados na bancada.

São utilizadas pontualmente outras instalações para a realização de eventos.


o GRCP Casal do Rato em 4 décadas de honrosa história

O Grupo Recreativo e Cultural da Presa Casal do Rato foi fundado em 4 de Setembro de 1970 a partir dum grupo de jovens apostados em dinamizar o seu bairro. Foi da difusão radiofónica e televisiva á promoção musical que se fizeram as primeiras duas décadas de vida do clube. Ultrapassado um período de inactividade, foi de desporto que se fez o regresso. Primeiro através do futebol e do atletismo e posteriormente com o futsal, a aeróbica, a dança e o karaté que se firmou esta nova época do GRCP Casal do Rato.

A construção do Pavilhão Municipal Susana Barroso permitiu um salto qualitativo na promoção do futsal, assim como, a criação duma academia para a modalidade.

Um grupo de jovens residente no Lugar da Presa juntou-se, numa pequena taberna propriedade da família Guerreiro, para no seio de uma colectividade poderem colmatar as muitas deficiências da sua vida social.
O patriarca da família Guerreiro, fundador do clube e seu grande impulsionador pode oferecer aos seus associados e residentes as primeiras emissões de rádio e posteriormente de televisão, para muitos o sonho nunca visto do mundo animado.
O caracter recreativo e cultural foi especialmente marcante na primeira década em que o clube alugou uma loja na Estrada Principal e criou outras condições para uma pequena sala de espectáculos que serviu de palco a grandes noites de lazer para os residentes.
Na primeira metade da década de 80 o clube atravessou um período muito difícil na sua existência, tendo mesmo encerrado as suas actividades até à primeira metade da década de 90. O regresso ao activo fez-se com o futebol e o atletismo, desportos onde granjeou notoriedade e obteve diversos troféus.
No presente, é ainda uma colectividade recreativa pelo apoio que faz questão de manter á população do bairro, proporcionando-lhe vários momentos de lazer.
Numa história desenhada por vários sucessos desportivos, o êxito humano é o mais importante, porque o clube movimenta mais de 120 atletas, com idades entre os 4 e os 20 anos, competindo saudavelmente em todos os escalões de formação nos campeonatos distritais de futsal da Associação de Futebol de Lisboa, mais de 70 atletas nas aulas de Fitness, Yoga, Dança ou Karaté e cerca de 30 técnicos de reconhecido valor e dedicação.
O Grupo Cultural e Recreativo Presa Casal do Rato continua a elevar desta forma o bom nome do seu bairro, freguesia e concelho.