Grupo Recreativo e Cultural Presa Casal do Rato


  • Foto de familia (época 2011/12)

  • Sede do clube - sala dos sócios

  • Torneio anual de futsal

  • Evento com as classes de aeróbica e karaté

  • Academia de futsal


a academia de dança

A Academia de Dança Go Dance é um projecto para o desenvolvimento de competências através da dança, ministrado pelas professoras Sandra Tereso e Joana Saraiva

As nossas classes - divididas em Teens e Kids consoante a experiência - participam no sarau anual do clube e em eventos de outros entidades, ou acções de solidariedade.

"A dança expressa o que não se consegue dizer em palavras mas que também não pode de forma alguma permanecer em silêncio." - Victor Hugo

A dança é portanto uma arte onde através do movimento se desenvolve corpo e espirito em harmonia. Na academia procura-se a perfeição dos gestos para exteriorizar as emoções obtidas pela música. A classe proporciona ainda um momento privilegiado de atividade fisica e socialização.

Os horários das aulas da Academia Go Dance são publicados nas nossas redes sociais.

o karaté

A prática desta modalidade, conta com uma classe infantil, cujas aulas são dirigidas pelo mestre Tiago Barbosa, no ginásio da sede do clube.

Todos os alunos são federados e integram a ANAM - Associação Nacional de Artes Marciais, cujo director é o Sensei João Cardiga.

"O objectivo do Karate-do não reside na vitória ou na derrota, mas sim, no aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes!" - Gichin Funakoshi
(Fundador do Karate-do)

O Karate-do, é hoje compreendido unanimemente como uma disciplina psico-física e cultural. Ultrapassando o conceito de arte marcial, é uma arte de movimento e respiração, orientada para objectivos como o auto-controlo, a integridade, a coragem, ou a humildade . Na sua essência estão factores de coordenação motora, de controlo respiratório, equilibrio e aperfeiçoamento mental e de carácter.

 

os eventos culturais

A juntar à componente desportiva o clube tem ainda uma faceta cultural que pretende ver dinâmica e orientada para a sua comunidade, contribuindo para a agregação dos sócios e da comunidade em torno de valores de cidadania positiva, de responsabilidade social, de promoção da saúde e de enriquecimento cultural.

Da organização anual duma noite de fado à dum festival de novas bandas de hip-hop na sede do clube se faz o leque de eventos de cariz cultural e recreativo que o clube promove.

O G.R.C. Presa Casal do Rato continuará a patrocinar a realização de torneios de actividades tradicionais, de apresentações teatrais, musicais, grafíti ou doutras artes, publicitando-as o mais possível para que tenham o efeito mais desejado que é a larga participação daqueles a quem se destinam - os sócios e demais comunidade envolvente ao Clube.

"A cultura é o que identifica um povo com a sua finalidade." - Agustina Bessa Luis


Para mais informações acerca das modalidades, condições de inscrição ou cartaz cultural contacte-nos p.f. pelo email: atividades@grcpcasaldorato.pt

o fitness

O Clube tem em funcionamento classes de Step/aeróbica, chamadas de Funstep, e Zumba para adultos, todas da responsabilidade da professora Sandra Tereso.

"A actividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população."

Partindo desta afirmação da DGS no Portal da Saúde, podemos enquadrar a importancia que cada um deve dar à pratica regular de exercicio fisico, integrando-o na sua rotina. A prática desportiva aliada e uma alimentação equilibrada, sabe-se hoje, serem fundamentais para se viver melhor.

Todas as classes desenvolvem as suas aulas no ginásio da sede do clube e são dirigidas a todos aqueles que pretendem manter uma atividade fisica regular integrados em aulas acompanhadas com música, muita energia e animação.

Os horários são publicados nas nossas redes sociais.

o yoga

O yoga tem como fundamentos a coordenação motora, o controlo respiratório e o equilibrio.

A professora Cristina Vilela ajuda a sua classe na procura do equilibrio fisico e mental através da prática de exercicios de yoga adaptados a cada praticante, de forma a respeitar o corpo e mente de cada um.

A palavra Yoga pode assumir vários significados como "controlar", "conjunção", "união" ou "concentração".

A prática do Yoga:

• promove a saúde duma forma geral,,
• combate o stress, melhorando o sono biológico nocturno de qualidade,
• alonga e tonifica os músculos motores,
• trabalha as articulações,
• treina a acuidade visual,
• estimula a circulação, 
• Fortalece o sistema imunitário,  
• fomenta a socialização,
• ensina a manter espirito positivo,
• estimula a sensação de auto confiança e felicidade.


Para mais informações acerca das modalidades, condições de inscrição ou cartaz cultural contacte-nos p.f. pelo email: atividades@grcpcasaldorato.pt

o lugar do atletismo no clube

O atletismo foi durante alguns anos da década de 1990 uma importante actividade deste clube. Os seus atletas obtiveram notáveis classificações em provas regionais, feitos dos quais ainda se podem recordar as fotografias, medalhas e troféus.

O clube foi o organizador de algumas edições do Grande Prémio de Atletismo "A légua de Santo António". Esta prova de atletismo, numa época em que a modalidade não tinha ainda a abrangencia e notoriedade de que hoje goza, era fortemente participada pelos atletas da região, o que obrigava a um notável esforço organizativo por parte do G.R.C.P. Casal do Rato. Infelizmente, as dificuldades que o clube sentiu no final dessa década determinaram o fim desta iniciativa, mas que pode a seu tempo ser retomada, devolvendo ao clube mais uma reputada faceta da sua actividade.

as décadas do futebol 11

Também o futebol 11 fez história nesta colectividade.

Foi esta modalidade que esteve na génese desportiva do clube. Desde 1971 até aos anos 90 do século passado, o G.R.C.P. Casal do Rato teve equipas de futebol a competir nos campeonatos distritais do INATEL e em outros encontros particulares pelo país, desde a Beira Baixa, aos mais diversos campos da região de Lisboa.


 

Como não foi possível estabelecer no bairro as necessárias instalações para o desenvolvimento deste desporto, no final da década de 1990 esta modalidade foi dando lugar ao futsal que começava a afirmar-se no panorama desportivo nacional e que o clube decidiu também dinamizar.

Durante a sua existente foram muitas as competições e confraternizações em que tomou parte, deixando sempre uma imagem de desportivismo, amor ao desporto e elevada camaradagem.

Foi com estas equipas, compostas por verdadeiros amadores, que germinaram e se desenvolveram os valores que o clube ainda hoje pugna por cultivar.